sábado, 26 de janeiro de 2013

Lâmpadas Fluorescentes


LÂMPADAS FLUORESCENTES  X  LÂMPADAS INCANDESCENTES



Não importa o tamanho e o formato as lâmpadas fluorescentes apresentam algumas vantagens quando comparamos com as lâmpadas incandescentes:




 Vantagens :
1 - duram mais ( entre 5 000 h chegando até 40 000 horas de uso ); 
2 - não aquecem o ambiente, ( quarto, sala ) ;
3 - sua luminosidade é branca, não gerando conflito no cérebro quando olhamos ou melhor dizendo trocando as cores; 
4 - uma lâmpada de 20 W fluorescente ilumina mais que uma lâmpada de 80 W incandescente, sendo assim a economia é de quatro vezes menos ( 80W /20 W = 4 é o fator de redução na conta de luz ); 
5 - A utilização destas lâmpadas representa ainda uma redução significativa da exploração dos recursos naturais pois, quanto menor o consumo de energia, menor será a necessidade de novas usinas para produzí-la.

Desvantagem 
1 - Em contrapartida, são comercializadas por um preço mais elevado. 
2 - Quando liga/desliga inumeras vezes, ela consome mais energia do que uma incandescente.





Lâmpadas incandescentes : 
Vantagem :
1 -  é o preço , são mais em conta no momento da compra.
2 - Indicada para locais que necessita ligar e desligar inúmeras vezes no dia . 


Desvantagens : 
1 -  o tempo de vida da lâmpada  entre 1000h até 3.500 horas

2 - os riscos de choque elétrico para o consumidor

3 -  quantidade de luz proporcionada pela lâmpada.

4 - Ao adquirir uma lâmpada, o consumidor escolhe, dentre as diversas potências padronizadas (40W, 60W, 100, 150W ou 200W), a mais adequada a sua necessidade de iluminação.E ai entra a conta de Luz, MAIOR POTÊNCIA MAIOR CONSUMO Além disso, espera que a lâmpada escolhida emita uma quantidade mínima de luz, desde o início de seu uso até o fim de sua vida.

5 - Aquecimento no ambiente ( quarto ,sala )

..............................................................................................................

Outros detalhes :




As lâmpadas fluorescentes podem causar câncer?

Não. A radiação ultravioleta B é que provoca câncer, esta não é emitida pela lâmpada,por outro lado ela emite a ultravioleta A, que provoca envelhecimento da pele.

ALGUNS CUIDADOS:
1 - Um dos principais motivos que leva a queima de uma lâmpada é a variação da tensão de fornecimento de energia elétrica em nossas casas. Em nosso país, esta tensão pode variar entre 116 e 132 volts, segundo esclarecido em Portaria do DNAEE nº 47/78, ligado ao Ministério de Minas e Energia, porém na prática são observadas variações maiores. 

2 - Outro fator que também influencia no tempo de vida das lâmpadas 

3 - A frequente falta de energia elétrica, pois, quando a energia retorna, o faz com uma tensão acima de 132 volts e, caso a lâmpada esteja acesa, é exposta a uma sobrecarga, podendo queimar. ( então conselho quando acabar energia, melhor desligar todos os aparelhos eletrônicos das tomadas e lâmpadas permanecerem desligadas )

4 - Quem tem costume de deixar lâmpada acesa durante a noite até o amanhecer, então vale a dica - uma lâmpada fluorescente trará economia .

AS LÂMPADAS FLUORESCENTES FAZ MAL A VISÃO? 

Não, lâmpadas feitas a muito tempo atrás utilizavam reatores eletromagneticos que causavam um efeito chamado estroboscópico e de cintilação da luz esse efeito são realmente prejudiciais a saúde . Mas com as novas tecnologias afirma-se funcionando com reatores eletrônicos de alta frequência não fazem mal a visão. 

..................................................................................
Resolvi escreve sobre esse assunto, pois estava em uma loja de materiais para construção, quando o balconista foi questionado sobre "QUEM OU NA ONDE, NA CIDADE DE ITABERÁ RECEBE AS LÂMPADAS FLUORESCENTES QUEIMADAS!"
Fiquei observando a resposta do balconista: - disse "NÃO SEI"
.......................................................................
Agora vamos a outro fator : 
::Oque tem dentro da Lâmpada Fluorescente!





  

Achou !

1 - Fósforo = elemento químico radioativo. ( lâmpada quebra, pó químico em contato com a pele, pó químico entrando em contato com á água que bebemos )

2 - Mercúrio =O mercúrio é facilmente absorvido pelas vias respiratórias quando está sob a forma de vapor ou em poeira em suspensão e também é absorvido pela pele. A ingestão ocasional do mercúrio metálico na forma líquida não é considerada grave, porém quando inalado sob a forma de vapores aquecidos é muito perigoso. A exposição ao mercúrio pode ocorrer ao se respirar ar contaminado, por ingestão de água e comida contaminada. Em altos teores, o mercúrio pode prejudicar o cérebro, o fígado, o desenvolvimento de fetos, e causar vários distúrbios neuropsiquiátricos.

O sistema nervoso humano é também muito sensível a todas as formas de mercúrio. Respirar vapores desse metal ou ingeri-lo são muito prejudiciais porque atingem diretamente o cérebro, podendo causar irritabilidade, timidez, tremores, distorções da visão e da audição, e problemas de memória. Podem haver também problemas nos pulmões, náuseas, vômitos, diarréia, elevação da pressão arterial e irritação nos olhos, pneumonia, dores no peito, dispnéia e tosse, gengivite e salivação. A absorção pode se dar também lentamente pela pele.

............................................................




O caso mais interessante de resistência ao banimento é o da Nova Zelândia. O país, que chegou a se comprometer em abolir as incandescentes em 2007, foi o único caso no mundo até o momento a voltar atrás de tal medida. A decisão de declinar de tal compromisso foi tomada em dezembro de 2008, após as eleições que elegeram o novo primeiro-ministro John Key. São oportunas as palavras do atual ministro de Desenvolvimento Econômico, Energia e Recursos Naturais do país, Gerry Brownlee, que, perguntado sobre porque havia declinado de banir as incandescentes, afirmou: "Há um grande número de excelentes razões pelas quais não nos mobilizaremos para banir as lâmpadas incandescentes.



O Diário Oficial da União de 6 de janeiro publicou as portarias interministeriais 1.007 e 1.008, envolvendo os ministérios de Minas e Energia (MME), Ciência e Tecnologia e Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, determinando o ano de 2016 como prazo limite para a utilização de lâmpadas incandescentes no País, exceto para algumas poucas aplicações específicas.


MUITO INTERESSANTE ESSE LOGOMARCA

ENTÃO EM NOSSA CIDADE TEM UM LOCAL PARA DEPOSITAR AS LÂMPADAS QUEIMADAS FLUORESCENTES! 
Se não tem vamos criar !!!!!!!!!!

Professor Marcelo Henrique Santucci - Fisico/pesquisador

Nenhum comentário:

Postar um comentário